• contato@renovada.net
  • 44 9 8855 2248

1ª Coríntios 9

1ª Coríntios 9

Estudo Profundo de 1ª Coríntios 9 com a Pastora Aliene Thais! Não perca esta oportunidade de mergulhar nas Escrituras conosco. Junte-se a nós todas as terças-feiras às 19h na Igreja Presbiteriana Renovada de Peabiru – PR. Venha crescer na fé e no conhecimento da Palavra de Deus!

O capítulo 9 da primeira carta aos Coríntios é uma seção na qual o apóstolo Paulo defende seu direito de ser sustentado pelo trabalho do ministério. Aqui está uma explicação geral do capítulo:

  1. Paulo defende seu apostolado: Paulo começa este capítulo defendendo seu apostolado, questionado por alguns em Corinto. Ele afirma seu direito de ser um apóstolo, argumentando que ele viu o Senhor Jesus Cristo e plantou igrejas como evidência de seu chamado (versículos 1-3).
  2. Direito de receber suporte: Paulo então argumenta que aqueles que servem no ministério têm o direito de receber sustento material em troca. Ele usa exemplos da lei de Moisés e do ensinamento de Jesus para apoiar esse ponto (versículos 4-14).
  3. Exemplo pessoal de Paulo: Em seguida, Paulo ilustra esse direito usando seu próprio exemplo. Embora ele tenha aberto mão desse direito em alguns casos para evitar que o evangelho seja desacreditado ou para não ser um fardo para os coríntios, ele ainda mantém o princípio de que os que pregam o evangelho devem viver do evangelho (versículos 15-18).
  4. O motivo de Paulo para pregar o evangelho: Paulo compartilha seu motivo principal para pregar o evangelho, que é fazê-lo voluntariamente, sem cobrar por isso, a fim de ganhar mais pessoas para Cristo (versículos 19-23).
  5. Corrida pela recompensa eterna: Paulo compara a vida cristã a uma corrida, enfatizando a importância de perseverar na fé e viver de acordo com os padrões de Deus para receber a recompensa eterna (versículos 24-27).

Em suma, neste capítulo, Paulo aborda questões de apoio financeiro aos que trabalham no ministério, defendendo seu próprio direito a esse apoio e enfatizando a importância de viver de acordo com os princípios do evangelho para alcançar a recompensa eterna.